Etanol

Temor com nova regra americana

A presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, pediu ontem à presidente Dilma a inclusão do etanol na pauta do encontro que ela terá com seu colega americano, Barack Obama, em outubro


Publicado em: 13/08/2013 às 18:10hs

Temor com nova regra americana

Segundo Elizabeth, uma proposta em estudo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) de segregar e identificar por usina cada litro do biocombustível importado ameaça o produto brasileiro. Conforme Elizabeth, a proposta "elevaria os custos de logística" e afetaria embarques do etanol produzido pelo Brasil, considerado avançado em termos ambientais.

Dilma e Elizabeth estiveram ontem em Ribeirão Preto (SP) para a inauguração do primeiro trecho do etanolduto da Logum - empresa que tem entre seus sócios Petrobras, Copersucar, Raízen, Odebrecht, Camargo Correa e Uniduto -, que visa implantar um sistema para escoar etanol que ligará 45 municípios dos Estados de Goiás, Minas, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O projeto está orçado em R$ 7 bilhões. Quando concluído, terá 1,3 mil quilômetros.

Questionada sobre a volta da cobrança da Cide sobre a gasolina, medida que traria mais competitividade ao etanol, Elizabeth afirmou que apoia o pleito, mas que sua execução é improvável.

Fonte: Canal do Produtor

◄ Leia outras notícias