Etanol

Odebrecht Agroindustrial dará mais espaço ao etanol anidro em 2014/15

O etanol anidro deve ter maior participação no escopo de produção da Odebrecht Agroindustrial no ano-safra 2014/15, que se inicia em abril


Publicado em: 14/02/2014 às 12:20hs

Odebrecht Agroindustrial dará mais espaço ao etanol anidro em 2014/15

Para a empresa, o produto é o que traz melhor remuneração entre os derivados de cana-de-açúcar. A expectativa é de que a fabricação cresça 76%, para 764 milhões de litros. 'Estamos de olho no aumento de consumo', disse o vice-presidente de Operações Agroindustriais e Engenharia da companhia, Celso Ferreira.

O interesse da Odebrecht Agroindustrial pelo anidro é visível no total de usinas com equipamentos para produzi-lo, que aumentou de duas para cinco neste ano. A empresa tem um total de nove unidades em quatro Estados (São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Su). Desde o ciclo 2011/12, quando a ETH Bioenergia passou a se chamar Odebrecht Agroindustrial, até agora, a produção de anidro cresceu 248%.

Ainda segundo o executivo, do total da oferta de cana destinada à fabricação de etanol em 2014/15, 55% deve ir para o anidro, porcentual bem maior que os 40% observados nesta safra, que se encerra no mês que vem. Em volume, a produção de etanol hidratado continua maior que a de anidro, embora deva cair 1,7% no ciclo que se inicia em abril, passando de 1,10 bilhão de litros para 1,08 bilhão de litros.

Perspectivas

A moagem de cana pela Odebrecht Agroindustrial deve aumentar 17,6% em 2014/15, para 26,5 milhões de toneladas, mas Ferreira não descarta perdas em razão da severa estiagem no Centro-Sul do País. Segundo ele, as unidades de Alcídia e Conquista do Pontal, em São Paulo, e a de Rio Claro, em Goiás, são as mais prejudicadas pelo tempo seco. 'Acredito que isso terá algum impacto na nossa produção, mas ainda não é possível medir', afirmou.

Por enquanto, a previsão é de que a produção de açúcar cresça 25%, para 656 mil toneladas. Atualmente, a Odebrecht Agroindustrial tem aproximadamente 100 mil hectares de canaviais, área de que deve ir a 105 mil hectares até o encerramento do ciclo 2014/15.

Capital fechado

O setor sucroalcooleiro continuará enfrentando dificuldades na safra 2014/15 e, em razão disso, a Odebrecht Agroindustrial permanecerá com seu capital fechado e sem grandes planos de expansão. 'Não há condições de se investir. Nosso foco, hoje, é produtividade, melhorar a eficiência energética, ganhar valor', afirmou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o vice-presidente de Operações Agroindustriais e Engenharia da companhia, Celso Ferreira. Para ele, investimentos mais consistentes só voltarão quando houver 'uma previsão clara do papel do etanol na matriz energética brasileira'.

Ainda segundo o executivo, não há no horizonte greenfields (novos projetos) ou mesmo aquisições de outras unidades. 'O investimento é em expansão e renovação', disse Ferreira, adicionando que a empresa deve acessar a linha de crédito para renovação de canaviais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) neste ano.

A Odebrecht Agroindustrial tem nove unidades em quatro Estados. Atualmente, a capacidade instalada é para processamento anual de 35 milhões de toneladas de cana. Em 2014/15, o processamento deve ser de 26,5 milhões de toneladas.

Fonte: Idea Online

◄ Leia outras notícias