Publicado em: 04/07/2014 às 15:30hs
Com investimentos de aproximadamente R$ 7 bilhões, o projeto da Logum Logística facilitará o escoamento do biocombustível das regiões produtoras de cana nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso Sul, Rio de Janeiro e São Paulo ao principal Centro de Armazenagem da empresa, no município de Paulínia (SP). Quando completo, o sistema logístico terá a capacidade de transportar 20 milhões de m³ de etanol por ano e armazenar 1,2 milhão de m³.
A obra prevê ainda cerca de 1.300 km de extensão de dutos e 700 km de hidrovia, 15 terminais de coleta e distribuição. No trecho “Ribeirão-Uberaba” serão construídos 145 km de dutos, além do terminal, com capacidade para armazenar 28 milhões de m3 de etanol. O diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio Padua Rodrigues, comenta: “o projeto é um avanço estratégico que trará uma grande economia ao setor sucroenergético. O etanolduto vai aumentar a competitividade do etanol no mercado doméstico e internacional. A economia, da ordem de 20% com o transporte, trará ainda um importante beneficio para a indústria da cana, tão castigada nos últimos anos,” explicou.
As obras do duto são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Segundo as estimativas da Logum Logística, a expectativa é que o sistema todo esteja em plena operação em janeiro de 2016.
Fonte: UNICA
◄ Leia outras notícias