Etanol

Governo estuda mistura de etanol a 27,5%, diz ministro

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, disse na quarta-feira (18/06) que o governo estuda a ampliação de 25% para 27,5% na mistura do etanol anidro na gasolina


Publicado em: 20/06/2014 às 19:00hs

Governo estuda mistura de etanol a 27,5%, diz ministro

O ministro descarta aumentar a mistura de 25% para 26%. A ideia do governo é chegar ao percentual mais alto, como deseja o setor sucroalcooleiro, ressalvando, que qualquer mudança depende de estudo que será realizado, com acompanhamento e anuência dos representantes dos fabricantes de carros e motos, que atestarão se os veículos comportam a ampliação da mistura.

O estudo está sob responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Centro de Pesquisa da Petrobras e deverá ser concluído em dez semanas. Dessa forma será possível certificar que uma adição maior de etanol anidro à gasolina não será prejudicial ao motor dos carros e também não causará impacto ambiental. Todos os setores interessados acompanharão o estudo.

Mercadante disse que, no momento, a Anfavea "não assume e não atesta" o aumento da adição de etanol de 25% para 27,5%. "Esta é a única razão pela qual o governo não aumentou ainda para 27,5%, porque precisa ter o aval do fabricante do veículo, para dar segurança ao consumidor que esta mistura não trará nenhum dano às peças, ao desempenho do veículo e à durabilidade do motor, além do impacto ao meio ambiente, de emissões."

Mas, segundo o ministro, os fabricantes de veículos, no entanto, "concordaram que vão reconhecer o estudo".

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria

◄ Leia outras notícias