Publicado em: 24/10/2022 às 18:20hs
Os preços do gás natural e da energia são tão altos na Europa que alguns fabricantes de etanol consideraram fechar as usinas. Como em outros países, é uma exigência que o etanol seja misturado à gasolina na Europa. Felizmente, o Brasil está entrando com uma alternativa mais acessível, o que pode reduzir o custo de dirigir.
Os embarques brasileiros de etanol para a Europa até setembro foram três vezes maiores do que no ano anterior. A farra de compras decolou especialmente a partir de julho, depois que uma mudança de política fez com que os preços dos biocombustíveis caíssem no Brasil.
A demanda é tão grande que as empresas estão aumentando a produção de tipos alternativos de etanol para acompanhar. Enquanto a maior parte da produção brasileira vem do caldo de cana, ele também pode ser feito com as fibras que sobraram após a moagem da cana. Esse etanol tem menor emissão de carbono e não compete com a produção de alimentos. A Raizen, uma joint venture entre a Cosan SA e a Shell Plc., está construindo três novas plantas para aumentar sua produção de etanol produzido a partir desses resíduos em oito vezes até 2024. Já, 80% desses volumes foram vendidos por meio de contratos a termo.
“Há mais demanda do que podemos atender agora”, disse o vice-presidente de trading da Raizen, Paulo Neves.
As exportações provavelmente continuarão no próximo ano, disse Luiz Gustavo Figueiredo, diretor comercial da produtora Usina Alta Mogiana, com a capacidade de produção do Brasil aumentando em meio aos crescentes investimentos em biocombustível feito de milho.
Fonte: O PETRÓLEO
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