Publicado em: 09/05/2025 às 10:55hs
O etanol se destaca ao registrar o maior aumento tanto no acumulado de 2025 quanto no comparativo dos últimos 12 meses. Os dados fazem parte do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e revelam a dinâmica dos preços em diferentes regiões do país.
O mês de abril foi marcado por recuos nos preços médios de cinco dos seis combustíveis analisados. As principais reduções foram:
O único combustível que apresentou alta no mês foi o Gás Natural Veicular (GNV), com avanço de 0,5%.
Apesar das reduções pontuais em abril, todos os combustíveis monitorados apresentaram elevação nos preços médios no acumulado de 2025:
No comparativo dos últimos 12 meses, o etanol hidratado lidera o ranking de alta entre os combustíveis:
O preço médio nacional da gasolina comum em abril foi de R$ 6,397, uma queda de 0,4% em relação a março. Ainda assim, o combustível acumula aumento de:
As maiores médias regionais foram registradas no Norte (R$ 6,834) e Sul (R$ 6,454). As menores, no Sudeste (R$ 6,248) e Centro-Oeste (R$ 6,434). Todas as regiões apresentaram recuo mensal, com destaque para o Nordeste, que registrou queda de 0,7%.
Com preço médio de R$ 4,389, o etanol caiu 0,8% em abril, mas acumula:
Os maiores preços foram observados no Norte (R$ 5,282) e Nordeste (R$ 4,920), enquanto os menores foram registrados no Sudeste (R$ 4,278) e Centro-Oeste (R$ 4,363). A maior retração mensal ocorreu no Centro-Oeste, com recuo de 1,4%.
O diesel S-10 teve preço médio de R$ 6,383 em abril, com queda de 1,9% no mês. Ainda assim, apresenta:
As regiões com os maiores preços foram o Norte (R$ 6,700) e Centro-Oeste (R$ 6,520). Já os menores preços foram registrados no Nordeste (R$ 6,251) e Sul (R$ 6,288). As retrações foram generalizadas, com destaque para o Nordeste (-2,5%) e Sul (-2,2%).
Segundo o Indicador de Custo-Benefício Flex, o preço médio do etanol em abril representou 72,2% do valor da gasolina comum no cenário nacional e 72,8% nas capitais. Como esses percentuais estão acima do limite de 70% — considerado o ponto de equilíbrio para veículos flex —, a gasolina apresentou melhor custo-benefício na maior parte do país.
Entretanto, alguns estados ainda oferecem vantagens no uso do etanol. São eles:
Essas localidades mantêm a competitividade do etanol, tornando-o uma alternativa viável para o abastecimento.
Fonte: Portal do Agronegócio
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