Publicado em: 12/11/2025 às 11:25hs
O consumo de biodiesel na Indonésia atingiu 12,25 milhões de quilolitros até 10 de novembro de 2025, de acordo com informações divulgadas por Laode Sulaeman, representante do Ministério da Energia do país. O volume representa mais de 78% da meta anual de 15,6 milhões de quilolitros, estabelecida pelo governo para este ano.
O biodiesel utilizado pela Indonésia é composto por ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), obtidos a partir do óleo de palma, uma das principais commodities agrícolas do país. O produto é peça-chave na política nacional de biocombustíveis sustentáveis, voltada para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e estimular a produção local.
A Indonésia mantém atualmente o nível de mistura B35, que determina a adição de 35% de biodiesel ao diesel fóssil. Essa exigência tem sido fundamental para impulsionar o consumo interno e sustentar a indústria de óleo de palma, além de contribuir para a redução das emissões de carbono no setor de transportes.
Com menos de dois meses para o fim do ano, o país já alcançou quase quatro quintos do volume previsto para 2025. O desempenho reforça o comprometimento do governo indonésio com a expansão do uso de energias renováveis e com o fortalecimento do programa nacional de biodiesel.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias