Biodiesel

Em meio à escassez de combustíveis, Argentina eleva mistura de biodiesel

O Ministério da Economia da Argentina anunciou que decidiu aumentar em 50% o corte obrigatório de biodiesel estabelecido na Lei 27.640, passando 5% para 7,5% para pequenas e médias empresas, em meio a uma escassez de gasolina e diesel que já atinge 19 províncias e está complicando a colheita das safras agrícolas.


Publicado em: 22/06/2022 às 12:20hs

Em meio à escassez de combustíveis, Argentina eleva mistura de biodiesel

A medida, que ainda não foi formalizada por meio de uma resolução do Ministério de Energia, foi costurada nesta manhã pelo Chefe de Gabinete, Juan Manzur, após a reunião que manteve com o presidente Alberto Fernández.

Em nota, a pasta econômica especificou que “o aumento transitório da mistura de biodiesel pode garantir uma oferta extra rápida e gerar economia de divisas para a economia”, em um contexto em que o país “hoje tem capacidade instalada para a produção de biodiesel que ultrapassa o corte obrigatório”.

Adicionalmente, foi comunicado que será publicado um decreto que estabelece por um período de 60 dias o Regime Adicional Transitório de Corte Obrigatório para o Biodiesel (COTAB), visando o aumento da capacidade de fornecimento de diesel grau 2 e grau 3. “Este regime permitirá um corte obrigatório temporário e excepcional de 5 pontos percentuais adicionais para todas as empresas fornecedoras. Para este segmento adicional, os preços e volumes serão livremente acordados com um teto no preço de importação do diesel”, destacaram.

As informações partem da Agência CMA Latam. 

Fonte: Agência SAFRAS

◄ Leia outras notícias