Publicado em: 18/04/2012 às 12:10hs
A Linha Verde é um trajeto de transporte coletivo com 32 ônibus movidos 100% a biodiesel. A comitiva de parlamentares, autoridades e empresários, após percorrer nove quilômetros da Linha Verde assistiu a apresentação do projeto de urbanização da capital paranaense baseado no emprego de combustível renovável e menos poluente. “Curitiba é um exemplo a ser seguido. Um transporte de qualidade e com respeito à natureza deve ser levado a todas as cidades brasileiras”, destacou Colatto.
Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, desde que entrou em funcionamento, em agosto de 2009, a Linha Verde reduz em 30% as emissões de gás carbônico e em 25% a opacidade da fumaça dos ônibus. Durante a apresentação Colatto foi informado que a meta até o fim do ano é ter quase 100 veículos articulados de transporte coletivo. Com isso, será possível uma economia de 35% no uso de diesel derivado de petróleo, e redução na emissão de gases em 35% no monóxido de carbono, 80% no óxido de nitrogênio e 89% nas partículas destes poluentes.
Durante a manhã da segunda-feira a comitiva visitou em Passo Fundo (RS), a unidade fabril da BSBIOS, usina que fornece o biodiesel para os veículos da Linha Verde em Curitiba.
A Frente Parlamentar do Biodiesel trabalha pela aprovação no Congresso Nacional de uma nova legislação para o setor do biodiesel. A Frente Bio espera uma proposta para estabelecer um novo marco regulatório para o setor, numa segunda fase do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, criado em 2005.
Fonte: Assessoria de Imprensa ? Deputado Federal Valdir Colatto
◄ Leia outras notícias