Publicado em: 05/08/2024 às 10:21hs
As ações chinesas registraram queda nesta segunda-feira, acompanhando a tendência dos mercados globais, em meio a temores de uma recessão nos Estados Unidos que levaram investidores a buscar ativos mais seguros. Esse movimento ocorreu apesar dos dados positivos que indicaram uma aceleração no crescimento da atividade de serviços na China em julho.
Investidores ao redor do mundo têm se voltado para ativos menos arriscados após dados econômicos desfavoráveis nos EUA gerarem preocupações sobre a capacidade do Federal Reserve de promover um "pouso suave" para a economia americana. A possibilidade de cortes mais agressivos nas taxas de juros para evitar uma desaceleração na maior economia do mundo também tem influenciado esses movimentos.
Na China, a segunda maior economia global, a atividade de serviços cresceu em julho, impulsionada por novos pedidos. No entanto, a demanda externa diminuiu, atingindo seu ponto mais baixo em 11 meses, conforme dados de uma pesquisa do setor privado divulgada nesta segunda-feira. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu de 51,2 em junho para 52,1, marcando expansão pelo 19º mês consecutivo.
Mesmo assim, a economia chinesa apresentou um crescimento aquém do esperado no segundo trimestre, enfrentando pressões deflacionárias e uma crise prolongada no setor imobiliário. As vendas no varejo em junho registraram o crescimento mais fraco desde o início de 2023.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias