Publicado em: 25/04/2022 às 13:20hs
A Orbia, maior marketplace do agronegócio do Brasil, anuncia a chegada do Itaú BBA como novo investidor e amplia sua atuação, alcançando um novo patamar no acesso ao crédito pelo produtor. Com o aporte financeiro, a instituição passará a ser acionista minoritário, com 12,82% das ações. Para isso, Bayer, Bravium e Yara Brasil reduzem sua participação de forma proporcional, passando a deter 59,98%, 14,99% e 12,21%, respectivamente.
No último 08 de abril foi celebrado um Contrato de Investimento para ingresso do Itaú no quadro de acionistas da Orbia. Desde então, as partes envolvidas vêm trabalhando nas condições estabelecidas no documento que precisam ser cumpridas para a implementação da operação, o que inclui a prévia aprovação pela autoridade antitruste brasileira (Conselho Administrativo de Defesa Econômica CADE) e pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Caso todas as condições sejam alcanças, a chegada do Itaú BBA como novo investidor, assim como a Yara Brasil há dois meses, refletirá o que a Orbia já representa no segmento agrícola, na participação ativa da digitalização do campo para fora das porteiras e como a empresa tem traduzido sua estratégia em resultados. Constituída no fim de 2019, a empresa passou de R$ 200 milhões em vendas no primeiro ano de operação para aproximadamente R$ 1 bilhão no ano seguinte, em 2021. Para 2022, a perspectiva é de crescimento, visando alcançar R$ 3 bilhões em vendas.
“Um dos aspectos mais fundamentais na tomada de decisão do agricultor é o acesso ao crédito. Com a chegada do Itaú BBA, teremos a possibilidade de ampliar nossa capacidade de atender a demanda do nosso cliente”, explica Ivan Moreno, CEO da Orbia. “Nosso foco sempre foi ser um parceiro de negócio importante para o produtor rural, possibilitando uma jornada completa dentro da plataforma, facilitando a atuação no campo desde o plantio até a comercialização de commodities”, conta.
“O comportamento de compra do agricultor no Brasil deve evoluir no digital. A digitalização das compras de insumos já é uma realidade e o acesso ao crédito é parte relevante nesta jornada. Por meio desta associação com a Orbia, que já se destaca como um marketplace para insumos e outros serviços agrícolas, seremos capazes de oferecer soluções para que a sua base de clientes tenha acesso ao crédito de forma mais eficiente e ágil.”, afirma Pedro Fernandes, diretor de Agronegócio do Itaú BBA.
Com o avanço do acesso ao crédito dentro da Orbia, a ideia é que o produtor faça tudo de forma simples e digital, ganhando tempo em sua negociação e em suas compras, acessando o seu crédito na palma da mão.
Segundo Luis Offa, presidente do Conselho de Administração da Orbia e vice-presidente de Marketing Latam da divisão agrícola da Bayer, “a plataforma foi concebida para oferecer ao produtor rural uma jornada completa dentro do universo digital, conectando-o a um amplo leque de parceiros que proporcionam uma experiência qualificada”.
Para Offa, a entrada do Itaú BBA cobrirá uma das áreas mais relevantes na tomada de decisão de compra dos produtores rurais: o acesso ao crédito. “A Orbia é a referência na digitalização do setor, e o conhecimento e a liquidez que serão aportados pelo Itaú estão totalmente alinhados à visão de expansão da proposta de valor da plataforma para o produtor rural”, acredita o executivo.
“Com a entrada do Itaú BBA, conseguiremos alinhar o conhecimento em tecnologia, hoje já aplicado na Orbia, com toda a expertise na avaliação de crédito do banco. A soma dessas duas fortalezas, com certeza, contribuirá muito para a evolução crescente da experiência dos usuários da Orbia e, consequentemente, para o aumento exponencial da transformação digital desse setor nos próximos anos”, conclui Ricardo Garcias, co-fundador da Bravium.
Para Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas, que entrou recentemente para o Conselho de Administração da plataforma, é este olhar dinâmico e diverso para as necessidades e oportunidades no campo que torna a Orbia única. "Temos revolucionado a experiência de compra do agricultor, e a chegada do Itaú BBA confirma nosso compromisso em continuarmos inovando e acelerando a transformação digital do agronegócio. Ao conectar diferentes produtos e serviços em uma mesma plataforma, de fácil acesso, consolidamos um ambiente extremamente promissor aos negócios, seja para os clientes ou parceiros", afirma o executivo.
A nova composição societária passará a valer após as aprovações do CADE e BACEN e consequente assinaturas dos documentos aplicáveis, incluindo o Amendent to the Shareholders Agreement (SHA). As quatro companhias terão participação no conselho de administração da Orbia, que opera de forma independente.
Fonte: ORBIA
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