Publicado em: 06/08/2024 às 10:40hs
As ações europeias mostravam-se estáveis nesta terça-feira, após atingirem os menores níveis em seis meses na sessão anterior. O mercado global dava sinais de recuperação enquanto investidores analisavam os balanços corporativos divulgados.
Às 7h35 (horário de Brasília), o índice pan-europeu STOXX 600 registrava leve alta de 0,02%, após ter sofrido sua queda mais acentuada em três dias desde junho de 2022, fechando abaixo da marca simbólica de 500 pontos pelo segundo dia consecutivo na segunda-feira.
Na Ásia, o índice Nikkei do Japão encerrou o dia em alta superior a 10%, recuperando-se da pior queda diária desde 1987. Outros mercados asiáticos também apresentaram desempenho positivo. Nos Estados Unidos, Wall Street mostrou-se mais estável, com os futuros do S&P 500 e do Nasdaq em alta.
Os investidores globais demonstravam maior calma após declarações de dirigentes do Federal Reserve, aliviando temores de uma recessão. A presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, afirmou estar "mais confiante" de que a inflação nos EUA está se aproximando da meta de 2% estabelecida pelo banco central.
Contudo, os operadores permaneciam cautelosos, evitando grandes movimentações enquanto aguardavam novos catalisadores para impulsionar o mercado. "Há uma falta de impulso e apetite na sessão de hoje para tentar levar isso adiante e subir mais, embora tenhamos visto algumas condições favoráveis para que o viés entre", afirmou Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.
Com poucos dados econômicos previstos para a semana na Europa, os investidores voltarão sua atenção para novos pronunciamentos das autoridades do Banco Central Europeu e do Federal Reserve, esperando obter pistas sobre as futuras políticas monetárias.
"Será um pouco de 'vamos ver o que acontece, porque não há nada definido em pedra nesta semana'", comentou Hathorn.
Nos principais mercados europeus, os índices operavam da seguinte forma:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias