Publicado em: 11/09/2024 às 10:20hs
Os mercados acionários da China registraram queda nesta quarta-feira, com as ações das empresas de energia sendo as mais impactadas, devido à redução nos preços do petróleo. No entanto, setores ligados à exportação obtiveram ganhos, impulsionados pela percepção de uma leve redução nas chances de vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
No encerramento do pregão, o índice de Xangai registrou uma queda de 0,82%, enquanto o índice CSI300, que agrupa as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,3%. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, teve uma desvalorização de 0,73%.
No CSI300, o subíndice do setor financeiro caiu 1,3%, enquanto o setor de petróleo e gás sofreu uma queda mais acentuada, de 1,7%. Em contrapartida, o índice de veículos elétricos avançou 3,3%, destacando-se como um dos poucos segmentos em alta.
Após o debate entre Donald Trump e a candidata democrata Kamala Harris, investidores reagiram ao cenário político norte-americano, vendendo dólares e adquirindo iuanes. O risco de novas tarifas punitivas sobre produtos chineses foi ligeiramente amenizado, o que trouxe algum alívio aos exportadores.
Desempenho dos principais mercados da Ásia-Pacífico:
O cenário reflete a cautela dos investidores diante das incertezas políticas internacionais e a volatilidade dos preços das commodities.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias