Mercado Financeiro

Mercados Chineses Apresentam Maior Alta Semanal em 16 Anos Após Pacote de Estímulos Econômicos

Ações registram ganhos expressivos com medidas agressivas do governo chinês para reaquecer a economia


Publicado em: 27/09/2024 às 10:35hs

Mercados Chineses Apresentam Maior Alta Semanal em 16 Anos Após Pacote de Estímulos Econômicos

Os principais índices acionários da China fecharam a semana com o melhor desempenho desde 2008, impulsionados por um pacote de estímulos econômicos robusto, anunciado por Pequim, o mais significativo desde o início da pandemia.

Os índices CSI300 e SSEC, de Xangai, acumularam altas expressivas de 16% e 13%, respectivamente, durante a semana, marcando o maior avanço desde a crise financeira global de 2008. Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 13% no mesmo período.

Segundo analistas do Barclays, "as medidas anunciadas indicam que as autoridades estão conscientes da necessidade de uma resposta rápida e robusta, o que representa uma mudança importante para um mercado que aguardava mais do que o mínimo necessário". Para eles, as iniciativas sugerem que a China busca não apenas estabilizar a economia, mas também reestruturar seu balanço patrimonial nacional.

Nesta sexta-feira, o Banco Central da China anunciou um corte de 50 pontos-base na taxa de compulsório para todos os bancos, além da redução em 20 pontos-base nos custos de empréstimos de recompra reversa de sete dias. Essas ações são parte dos esforços do governo, sinalizados na última terça-feira, para colocar a economia em uma trajetória mais sólida.

Entretanto, novos dados apontaram uma queda acentuada nos lucros industriais em agosto, refletindo o cenário desafiador que o país ainda enfrenta.

No fechamento desta sexta, os índices CSI300 e SSEC subiram 4,47% e 2,88%, respectivamente. As ações do setor imobiliário chinês também mantiveram uma trajetória de alta, avançando mais de 8%, impulsionadas pelas promessas do Politburo de estabilizar o mercado imobiliário.

Outros mercados asiáticos também apresentaram variações relevantes. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 2,32%, alcançando 39.829 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 3,55%, fechando em 20.632 pontos. Em Xangai, o SSEC registrou alta de 2,88%, encerrando o dia em 3.087 pontos, enquanto o CSI300, que reúne as maiores empresas de Xangai e Shenzhen, avançou 4,47%, fechando em 3.703 pontos.

Por outro lado, o índice KOSPI, de Seul, recuou 0,82%, atingindo 2.649 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX teve leve baixa de 0,16%, terminando em 22.822 pontos. Singapura também registrou queda, com o índice Straits Times desvalorizando-se 0,25%, fechando em 3.573 pontos. Já em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,10%, encerrando a sessão em 8.212 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias