Publicado em: 19/08/2024 às 10:20hs
As ações em Hong Kong registraram forte alta nesta segunda-feira, destacando-se nos mercados asiáticos, impulsionadas pela expectativa de que a economia dos Estados Unidos pode evitar uma recessão, além de sinais de estímulo econômico na China, que levaram os papéis dos bancos listados em Xangai a alcançarem recordes históricos.
O interesse dos investidores tem sido atraído pelos generosos pagamentos de dividendos oferecidos pelos bancos chineses, enquanto os fortes fluxos em uma série de fundos negociados em bolsa (ETF), controlados pelo Estado, também alimentaram o apetite pelo risco.
"No geral, não estamos observando uma mudança significativa no sentimento dos investidores. Eles ainda demonstram preocupação com a economia e o mercado imobiliário", comentou Steven Leung, diretor executivo da UOB Kay Hian.
A expectativa por cortes nas taxas de juros nos EUA é alta, segundo Leung, uma vez que o sistema financeiro de Hong Kong está diretamente vinculado à taxa do Federal Reserve. Jerome Powell, presidente do Fed, deverá discursar no simpósio anual de Jackson Hole na sexta-feira, onde os investidores esperam que ele sinalize a necessidade de cortes nas taxas de juros.
No cenário asiático, outros índices tiveram desempenhos variados. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,77%, fechando em 37.388 pontos. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,80%, para 17.569 pontos. Em Xangai, o índice SSEC subiu 0,49%, atingindo 2.893 pontos, enquanto o CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, registrou alta de 0,34%, alcançando 3.356 pontos.
Em outras praças, o índice KOSPI de Seul teve queda de 0,85%, fechando a 2.674 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX registrou alta de 0,27%, para 22.409 pontos. Já em Cingapura, o índice Straits Times valorizou-se 0,08%, atingindo 3.355 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,12%, encerrando a sessão a 7.980 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias