Mercado Financeiro

Mercado Reavalia Inflação Acima de 4% para 2024 e Eleva Projeções para Dólar e PIB

Relatório Focus indica revisão das expectativas econômicas, destacando ajustes inflacionários e câmbio


Publicado em: 22/07/2024 às 11:15hs

Mercado Reavalia Inflação Acima de 4% para 2024 e Eleva Projeções para Dólar e PIB

Analistas consultados pelo Banco Central reajustaram suas expectativas para a alta do IPCA ao fim deste ano, superando novamente a marca de 4%. Além disso, as projeções para a economia em 2024 e a perspectiva para o dólar também foram elevadas, conforme divulgado na pesquisa Focus desta segunda-feira.

O levantamento, que captura a percepção do mercado sobre indicadores econômicos, revelou que a expectativa para o IPCA ao final deste ano subiu para 4,05%, ante 4,00% na semana anterior, que havia sido a primeira queda após nove semanas consecutivas de alta.

Esta revisão é consequência do aumento na perspectiva para os preços administrados neste ano, agora projetados em 4,59%, comparado aos 4,11% anteriores. A expectativa para o IPCA em 2025 permaneceu inalterada em 3,90%. Vale lembrar que a meta oficial para a inflação é de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

A pesquisa semanal, que consulta cerca de uma centena de economistas, mostrou ainda que a taxa de câmbio agora é estimada em 5,30 reais ao fim de 2024, comparado aos 5,22 reais da semana anterior. Para o próximo ano, a projeção para o dólar subiu para 5,23 reais, ante os 5,20 reais anteriormente.

Na semana passada, investidores intensificaram suas preocupações com o ajuste das contas públicas brasileiras após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionar o cumprimento do arcabouço fiscal caso surgissem "coisas mais importantes para fazer", levando o dólar a superar novamente 5,60 reais.

Os analistas do Focus também elevaram pela terceira semana consecutiva a projeção para o crescimento do PIB neste ano, agora estimado em 2,15%, comparado aos 2,11% da pesquisa anterior. Entretanto, a expectativa para o crescimento do PIB em 2025 diminuiu para 1,93%, ante 1,97% da semana passada.

Pela quinta semana consecutiva, os economistas mantiveram a expectativa para o patamar da taxa básica de juros Selic neste ano e no próximo, em 10,50% e 9,50%, respectivamente.