Mercado Financeiro

Mercado europeu avança impulsionado por setor imobiliário

Investidores aguardam corte de juros pelo Banco Central Europeu


Publicado em: 10/09/2024 às 10:55hs

Mercado europeu avança impulsionado por setor imobiliário

O principal índice de ações da Europa apresentou uma leve alta nesta terça-feira, com destaque para o setor imobiliário, enquanto investidores aguardam a reunião do Banco Central Europeu (BCE) desta semana, na expectativa de um novo corte na taxa de juros.

O STOXX 600 registrou uma elevação de 0,1%, atingindo 510,92 pontos, após um avanço de quase 1% na segunda-feira. As ações do setor imobiliário, sensíveis às mudanças nas taxas de juros do BCE, subiram 1% antes da decisão da instituição, prevista para quinta-feira.

Com o mercado já precificando um corte de 25 pontos-base, os investidores estarão atentos aos sinais de possíveis reduções adicionais em outubro e dezembro.

“Não acredito que o BCE adote uma postura muito ‘dovish’ neste momento. Ao contrário do Federal Reserve (Fed), o BCE não possui um mandato de crescimento econômico", afirmou Geoff Yu, estrategista macro sênior do BNY Mellon. “Os acontecimentos nos Estados Unidos ainda são os maiores impulsionadores do mercado. A balança está um pouco inclinada demais a favor do Fed."

Além das expectativas sobre o BCE, os operadores europeus estão focados no relatório de inflação dos Estados Unidos, que será divulgado na quarta-feira. Esse dado pode influenciar a decisão sobre o corte de juros pelo Federal Reserve na próxima semana.

Nos mercados europeus, o cenário era misto. Em Londres, o índice Financial Times recuava 0,49%, marcando 8.229 pontos. Em Frankfurt, o DAX caía 0,10%, para 18.424 pontos. Já em Paris, o CAC-40 subia 0,35%, alcançando 7.451 pontos.

Milão e Madri apresentavam variações opostas: o índice Ftse/Mib registrava uma queda de 0,29%, aos 33.493 pontos, enquanto o Ibex-35 de Madri subia 0,27%, para 1.303 pontos. Por fim, em Lisboa, o índice PSI20 avançava 0,32%, atingindo 6.796 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias