Publicado em: 06/01/2025 às 10:20hs
As ações chinesas encerraram a segunda-feira em queda, atingindo os níveis mais baixos dos últimos três meses. Esse desempenho negativo ocorreu apesar dos esforços das autoridades para sustentar o mercado. Investidores continuam preocupados com a recuperação econômica da China, a eficácia das medidas de estímulo e o agravamento das tensões geopolíticas.
O índice de Xangai registrou uma retração de 0,14%, enquanto o CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,16%, alcançando o menor patamar desde 27 de setembro. Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,36%.
Entre os setores mais afetados, o de bens de consumo básico sofreu uma queda de 1,9%, enquanto o setor de bebidas alcoólicas despencou 2,9%, liderando as perdas do dia.
O mercado chinês tem enfrentado uma combinação de desafios. Embora a atividade no setor de serviços tenha apresentado em dezembro o ritmo de expansão mais rápido dos últimos sete meses, a diminuição dos pedidos externos revelou os riscos crescentes para o comércio internacional.
Outro fator que contribuiu para o clima de cautela foi a percepção de maior instabilidade geopolítica após o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, reacendendo preocupações sobre as relações comerciais e políticas entre os dois países.
O panorama reflete um mercado em busca de estabilidade em meio às incertezas econômicas e políticas, com a recuperação econômica da China sob escrutínio contínuo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias