Publicado em: 14/08/2024 às 10:55hs
O índice acionário da China atingiu, nesta quarta-feira, seu menor patamar em seis meses, em um reflexo da crescente cautela dos investidores diante de dados econômicos decepcionantes. O índice CSI 300 registrou queda de 0,75%, alcançando o menor nível desde fevereiro, enquanto o Shanghai Composite Index recuou 0,6%.
A retração no mercado acionário chinês contrasta com a tendência de alta observada em outros mercados globais, impulsionados por sinais de desaceleração da inflação nos Estados Unidos. As expectativas de uma inflação ao consumidor mais branda nos EUA resultaram em queda nos rendimentos dos Treasuries e um enfraquecimento do dólar, mas esses fatores não foram suficientes para reverter a desconfiança que predomina entre os investidores chineses.
A apreensão no mercado foi intensificada após a divulgação dos dados do Banco do Povo da China, que revelaram uma queda drástica nos novos empréstimos bancários em julho. As instituições financeiras chinesas concederam 260 bilhões de iuanes (equivalentes a 36,28 bilhões de dólares) em novos empréstimos no mês, um declínio de quase 88% em relação a junho, muito abaixo das expectativas dos analistas. Esse foi o nível mais baixo de concessão de crédito registrado em quase 15 anos, refletindo tanto a fraca demanda por crédito quanto fatores sazonais.
Com a demanda por crédito em declínio, crescem as especulações de que o banco central chinês poderá adotar novas medidas de afrouxamento monetário para estimular a economia.
Enquanto isso, em outros mercados da Ásia-Pacífico, o índice Nikkei, de Tóquio, avançou 0,6%, fechando em 36.442,43 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,35%, atingindo 17.113 pontos, e em Seul, o índice Kospi registrou alta de 0,88%, encerrando o dia em 2.644 pontos.
O índice SSEC de Xangai perdeu 0,60%, fechando em 2.850 pontos, e o índice CSI 300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,75%, terminando em 3.309 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex subiu 1,06%, alcançando 22.027 pontos, enquanto em Cingapura o índice Straits Times teve valorização de 0,85%, fechando em 3.286 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,31%, encerrando o dia em 7.850 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias