Publicado em: 29/12/2023 às 10:35hs
A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apresentou um aumento de 0,40% em dezembro, indicando um acréscimo de 0,07 ponto percentual em comparação com novembro, que teve uma variação de 0,33%. O resultado, divulgado pelo IBGE, reflete, em grande parte, o desempenho do grupo de Transportes, que registrou alta de 0,77%, contribuindo com um impacto de 0,16 ponto percentual no índice geral.
O segmento de passagens aéreas, com uma elevação de 9,02%, teve o maior impacto individual no mês, correspondendo a 0,09 ponto percentual. Em 2023, esse subitem acumulou um aumento expressivo de 48,11%. O IPCA-15 acumulado no ano atingiu a marca de 4,72%, enquanto o IPCA-E, acumulado trimestralmente, foi de 0,94% para o período de outubro a dezembro.
O relatório destaca que, em dezembro, sete dos nove grupos pesquisados registraram alta. O grupo de Transportes foi o mais influente, com uma variação de 0,77% e um impacto de 0,16 ponto percentual. Entre os fatores que contribuíram para esse resultado estão o aumento nas passagens aéreas, táxis, ônibus urbano e integração de transporte público.
Por outro lado, houve uma queda nos preços dos combustíveis (-0,27%), especialmente no óleo diesel, etanol e gasolina. Em Alimentação e Bebidas, que teve um aumento de 0,54%, destacam-se os aumentos em itens básicos como cebola, batata-inglesa, arroz e carnes, enquanto tomate e leite longa vida apresentaram redução de preços.
No grupo Habitação, a variação foi de 0,48%, impulsionada pelo aumento na energia elétrica residencial, taxa de água e esgoto, e gás encanado. Outros grupos, como Despesas Pessoais, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Vestuário, Comunicação e Artigos de Residência, apresentaram resultados variados.
O analista ressalta a expectativa de uma possível redução nos preços em fevereiro e março, com a pressão da safra brasileira e o aumento nas importações do Mercosul, seguindo uma tendência tradicional de recuo nesse período.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias