Publicado em: 23/09/2019 às 10:35hs
Os índices acionários da China começaram a semana em tom mais fraco, com incertezas em torno das negociações comerciais sino-americanas diminuindo o apetite pelo risco nesta segunda-feira.
O índice CSI300 <.CSI300>, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,1%, enquanto o índice de Xangai <.SSEC> teve queda de 1,1%.
Os Estados Unidos e a China classificaram as negociações de dois dias da semana passada como "produtivas" e "construtivas", com o escritório do Representante de Comércio dos EUA dizendo que as negociações de alto nível ocorrerão em outubro, conforme planejado anteriormente.
No entanto, o apetite dos investidores por ativos de risco foi reduzido depois que autoridades chinesas cancelaram inesperadamente uma visita a fazendas em Montana e no Nebraska, nos EUA. [nL2N26B1HD]
Especialistas em comércio, executivos e autoridades do governo dos dois países disseram que, mesmo que as negociações de setembro e outubro produzam um acordo provisório, a guerra comercial EUA-China se endureceu em uma batalha política e ideológica que é muito mais profunda do que as tarifas e pode levar anos para ser resolvida.
A falta de progresso nas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo levou os investidores a vender ações no curto prazo, após uma forte alta no índice de referência de Xangai desde o início de agosto, disse Zhang Qi, analista da Haitong Securities.
A maioria dos analistas da China observou que uma maior deterioração nas relações comerciais EUA-China pode ser um risco de queda importante para o mercado de ações.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias