Publicado em: 01/10/2018 às 10:25hs
O índice acionário japonês Nikkei subiu para a máxima de 27 anos nesta segunda-feira, com o enfraquecimento prolongado do iene ajudando a melhorar as perspectivas de lucros com exportação para as empresas japonesas, com o acordo para salvar o Nafta também impulsionando o sentimento.
Os Estados Unidos e o Canadá fecharam um acordo de último minuto no domingo para salvar o Nafta como um pacto trilateral com o México, resgatando uma zona de livre comércio entre três países de 1,2 trilhão de dólares que estava prestes a entrar em colapso após quase 25 anos.
O índice Nikkei encerrou as negociações com alta de 0,52 por cento, a 24.245,76, depois de chegar a 24.306,54, o nível mais forte desde novembro de 1991.
A pesquisa trimestral do banco central do Japão sobre o sentimento dos negócios publicada nesta segunda-feira mostrou que as grandes indústrias projetam o dólar em 107,40 ienes para o ano fiscal de 2018/2019.
A moeda norte-americana subiu significativamente acima de tal previsão, negociando próxima de uma máxima de 11 meses, pouco abaixo de 114,0 ienes, nesta segunda-feira. Um iene mais fraco aumenta os lucros dos fabricantes no exterior quando repatriados.
"O iene está em um nível mais fraco do que a previsão do tankan. As corporações poderiam, portanto, rever suas projeções de lucro, e tais expectativas provavelmente sustentarão o mercado de ações daqui para frente", disse um estrategista de uma corretora doméstica que não pôde ser identificado por causa de política da empresa.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias