Mercado Financeiro

IGP-M apresenta queda em março, indica FGV

Suavização na tendência


Publicado em: 27/03/2024 às 10:40hs

IGP-M apresenta queda em março, indica FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) teve uma variação de -0,47% em março, mostrando uma suavização em relação ao mês anterior, quando registrou uma queda de 0,52%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas. Com esse resultado, o índice acumula uma queda de -0,91% no ano e de -4,26% nos últimos 12 meses. Em março de 2023, o índice havia registrado uma taxa de 0,05% no mês e um aumento de 0,17% nos 12 meses anteriores.

Análise dos Componentes

O coordenador dos Índices de Preços, André Braz, destacou que alguns alimentos in natura, como laranja, ovos e mamão, foram os principais vetores de aceleração no Índice ao Produtor. No entanto, esse movimento ascendente foi moderado pelo desempenho de commodities importantes, como minério de ferro, café e arroz em casca, que tiveram variações menos expressivas. No setor voltado ao consumidor, observou-se uma desaceleração, principalmente nos grupos Alimentação e Educação, Leitura e Recreação. Na construção civil, houve uma ligeira aceleração na mão de obra, contribuindo para um aumento modesto na taxa média do índice.

Comportamento dos Subgrupos

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou uma queda de 0,77% em março, sendo menos intensa do que a observada em fevereiro (-0,90%). O grupo de Bens Finais variou 0,03% em março, inferior à taxa de 0,35% do mês anterior. O estágio das Matérias-Primas Brutas teve uma queda de 2,71% em março, influenciado principalmente pelo comportamento de itens como o minério de ferro e o arroz em casca.

Variação dos Grupos de Despesa

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma variação de 0,29% em março, menor do que a taxa de 0,53% observada em fevereiro. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice exibiram desaceleração em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Educação, Leitura e Recreação. Em contrapartida, os grupos Habitação, Transportes e Vestuário apresentaram crescimento em suas taxas de variação.

Índice Nacional de Custo da Construção

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma variação de 0,24% em março, ligeiramente superior à taxa de 0,20% observada em fevereiro. Os grupos Materiais e Equipamentos e Mão de Obra registraram avanços, enquanto o grupo Serviços teve um recuo. As informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa da FGV.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias