Publicado em: 22/08/2022 às 10:35hs
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (22), em meio a renovadas preocupações com a crise do gás na Europa que derrubou o euro de novo abaixo da paridade ante a divisa dos EUA.
Às 10h04, o Ibovespa recuava 0,46%, a 110.982 pontos.
Na sexta-feira, a bolsa fechou em queda de 2,04%, a 111.496 pontos, acumulando baixa de 1,12% na semana. No mês, a alta chegou a 8,08%, e no ano, a 6,37%.
Na abertura do mercado europeu, o euro voltou a ser negociado abaixo de US$ 1 por alguns minutos. A economia do continente sofre principalmente com o aumento dos preços da energia.
A moeda americana se fortaleceu após a sinalização de vários diretores do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de aumento da taxa de juros para conter a inflação. "O encontro de Jackson Hole (no fim de semana) será uma nova oportunidade para o Fed para convencer o mercado", afirmou Ulrich Leuchtmann, analista do Commerzbank, à Agência France Presse.
Investidores não tiram as atenções também da China, que voltou a cortar taxas de juros. Estudo do Goldman Sachs mostra que o real é a moeda mais sensível a quedas nas expectativas para o crescimento econômico chinês e nos preços das commodities.
Na cena local, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para este ano de 7,02% para 6,82%, segundo o relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central. Esta foi a oitava queda seguida da previsão. E a primeira vez, desde 5 de abril, que a expectativa de inflação do mercado ficou abaixo da marca de 7%.
Fonte: g1
◄ Leia outras notícias