Publicado em: 05/08/2022 às 10:35hs
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta sexta-feira (5), após a divulgação dos dados de desemprego dos Estados Unidos em julho.
Às 10h03, o Ibovespa subia 0,21%, a 106.119 pontos.
Na quinta-feira, a bolsa fechou em forte alta, de 2,04%, a 105.892 pontos, na maior pontuação desde 9 de junho (107.094 pontos). Com o resultado, o indicador tem alta de 2,64% no mês. No ano, a bolsa volta ao campo positivo e acumula alta de 1,02%.
O foco dos mercados permanece na trajetória de alta dos juros nos Estados Unidos e nas grandes economias diante da disparada da inflação, o que tem reforçado os temores de uma recessão global.
Nos EUA, o Departamento do Trabalho divulgou nesta sexta novo relatório de emprego que mostrou que o mercado de trabalho no país segue forte, com a criação de mais de meio milhão de novas vagas no mês passado, aumentando a possibilidade de novas altas de juros no país.
Os preços do petróleo seguiam em queda nesta sexta, se aproximando do menor nível desde o início do conflito na Ucrânia, com o barril do Brent sendo negociado ao redor de US$ 93, com os mercados ora mostrando preocupações com uma escassez de oferta, ora temendo uma demanda mais lenta.
Por aqui, a avaliação do mercado financeiro é que o ciclo de alta da taxa de juros pode já ter sido encerrado. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a Selic de 13,25% ao ano para 13,75% ao ano, mas deixou a porta aberta para uma nova alta de menor magnitude.
Fonte: g1
◄ Leia outras notícias