Mercado Financeiro

Ibovespa abre em alta depois de três dias de quedas

Na quarta-feira, o principal índice da bolsa de valores recuou 1,62%, a 112.764 pontos


Publicado em: 27/10/2022 às 10:35hs

Ibovespa abre em alta depois de três dias de quedas

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (27).

Às 10h05, o indicador subia 0,52%, a 113.347 pontos.

No dia anterior, o índice registrou queda de 1,62%, a 112.764 pontos. Com os resultados, o índice acumula queda de 5,97% na semana. No mês, a alta é de 2,48% e, no ano, de 7,58%.

O que está mexendo com os mercados?

O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. No comunicado emitido após a reunião, o Copom avalia que o "conjunto dos indicadores" nos últimos 45 dias sinalizou "ritmo mais moderado de crescimento" da atividade econômica brasileira; e apesar de quedas recentes em áreas específicas, "a inflação ao consumidor continua elevada".

Os juros também são ponto de atenção no exterior, com o aumento das perspectivas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa desacelerar o ritmo de altas em suas taxas, hoje entre 3,00% e 3,25% ao ano, depois que a instituição elevou os juros em 0,75 ponto percentual em sua última reunião.

Ainda nesta quinta-feira, destaque para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu, em que provavelmente elevará as taxas de juros em mais 0,75 ponto percentual, enquanto tenta conter a inflação em cinco vezes sua meta, segundo pesquisa da Reuters.

A alta nas taxas americanas beneficia os títulos públicos do país, que passam a entregar uma rentabilidade mais atrativa. Por serem considerados os ativos mais seguros do mundo, com retornos mais expressivos, esses títulos se tornam o destino de muitos investidores, principalmente em cenários de incertezas econômicas e políticas em nível global.

A atenção dos investidores ainda está voltada para a reta final da corrida eleitoral presidencial, a três dias do segundo turno, e no aumento das tensões políticas.