Publicado em: 06/08/2021 às 11:00hs
Os índices seguem pouco abaixo de seus picos históricos na Europa e nos EUA, depois que Wall Street estabeleceu um novo recorde de fechamento na sessão anterior. Todos no aguardo dos números do mercado de trabalho norte-americano divulgado agora às 09:30.
Os dados foram essencialmente fortes, com criação líquida de 943 mil vagas, acima do esperado, queda expressiva do desemprego de 5,9% para 5,4% e aceleração acima do antecipado dos salários. Este foi o último relatório de empregos dos EUA antes da cúpula de banqueiros centrais e acadêmicos em Jackson Hole – que acontece no final de agosto –, evento que se tornou importante ao longo dos últimos anos pelas discussões mais estruturais sobre a condução da política monetária pelo mundo. Em particular, existe a expectativa neste ano de que Jerome Powell, presidente do Fed, dê maiores detalhes sobre o timing e o ritmo de redução das suas compras de títulos.
No nosso entendimento, como o chamado tapering tem sido amplamente debatido antecipadamente, seu início de fato não deverá ser disruptivo para os ativos de risco. De qualquer forma, a redução da liquidez marcará mais uma etapa na evolução da economia global, da fase de recuperação para o seu pico de meio de ciclo. Historicamente, é a partir desse ponto que o melhor momento para os mercados vai ficando para trás.
O noticiário econômico nacional dá destaque à discussão iniciada por lideranças partidárias de retirar o gasto com precatórios do teto de gastos, o que permitiria a abertura de um espaço fiscal de, aproximadamente, R$ 19 bilhões. A PEC que permite o parcelamento dos precatórios ainda nem chegou a ser encaminhada ao Congresso Nacional, mas a confirmação da intenção de retirar as despesas do teto foi confirmada pela assessoria de imprensa do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra. A notícia contribui para o aumento dos receios do mercado com relação aos ruídos fiscais no país.
Também no Brasil, o Senado aprovou ontem o novo programa de renegociação de dívidas para devedores da União com previsão de perdoar até 90% de juros e multas, além de 100% em encargos e o parcelamento em até 12 anos dos débitos de natureza tributária e não tributária. O programa desagrada o ministério da Economia e ainda terá que passar pela Câmara antes de ser aprovado.
Por fim, o governo estuda dar bônus aos consumidores que economizarem energia em meio à crise hídrica no país e pretende tornar mais rígida a regra que determina se deve ou não entrar como avalista em operações de crédito contratadas por Estados e municípios. A ideia é reduzir a relação entre despesas correntes e receitas correntes para o cálculo da Capacidade de Pagamento (Capag) dos entes subnacionais.
Disclaimer: Antes de contratar qualquer produto de investimento, confira sempre se é adequado ao seu perfil. Em caso de dúvidas, fale com nossos especialistas. Este material não configura análise de valores mobiliários nem tem como finalidade a recomendação para compra ou venda de nenhum produto de investimento específico. Este material tem caráter meramente informativo, com dados de mercado disponíveis publicamente e não necessariamente reflete a opinião do Banco Original sobre performance ou projeção de ativo ou mercado mencionado no texto, de modo que não deve ser utilizado como base para tomada de decisões.
Fonte: Idealhks
◄ Leia outras notícias