Mercado Financeiro

Cacau registra quarta queda na Bolsa de NY com produção maior

Os preços futuros do cacau recuaram pela quarta sessão consecutiva na Bol­sa de Nova York, com a perspectiva de aumento de oferta da commodity


Publicado em: 04/07/2014 às 10:40hs

Cacau registra quarta queda na Bolsa de NY com produção maior

Um grande volume de chuvas está contribuindo pa­ra o bom início da safra intermediária na África Ocidental, principal região produtora. Segundo a suíça Barry Callebaut, uma das maiores processadoras mundiais de cacau, isso pode resultar em um pequeno excedente global na temporada 2013/14, que termina em 30 de setembro. No mês passado, a Organização Internacional do Cacau disse que a oferta deve superar a deman­da em 30 mil toneladas no ciclo atual. Para 2014/15, no entanto, a expectativa é de um défi­cit de quase 100 mil toneladas. O contrato com vencimento em setembro perdeu 0,4% e encer­rou a US$ 3.106 por tonelada.

O algodão também teve a quarta sessão de queda, com perda de 0,6% no dia, e atingiu o menor nível desde novembro de 2012. Desde maio, quando alcançou o maior patamar em mais de dois anos, a fibra já cedeu 24%. Os pre­ços altos na época do plantio estimularam agri­cultores a dedicar uma área maior ao algodão, e esse foi um dos principais motivos para a que­da dos últimos dias, segundo analistas.

Na Bolsa de Chicago, a Soja caiu 0,7%, após a consultoria Informa Economics elevar em 1,8% sua estimativa para a produção dos Estados Unidos. A Informa prevê agora uma safra de 100,7 milhões de toneladas. No ano passado, o país colheu um volume bem menor da oleagino­sa, de 89,52 milhões de toneladas.

13,4% é a alta acumulada pelo cacau em 2014 na Bolsa de Nova York.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias