Mercado Financeiro

Bovespa abre em leve alta nesta quarta-feira

Na terça-feira, o principal índice da bolsa fechou em alta de 0,41%, a 119.297 pontos, e voltou a ter saldo positivo no ano


Publicado em: 14/04/2021 às 10:45hs

Bovespa abre em leve alta nesta quarta-feira

A bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em leve alta nesta quarta-feira (14), com os investidores de olho na cena política local em meio à instalação da CPI da Covid e indefinição do Orçamento 2021.

Às 10h06, o Ibovespa subia 0,07%, a 119.386 pontos.

Na terça-feira, a bolsa fechou em alta de 0,41%, a 119.297 pontos. Com o resultado, o Ibovespa acumula alta de 2,28% no mês. No ano, passou a ficar no azul, com alta de 0,24%.

Cenário

No exterior, sinais de forte recuperação econômica na China e nos EUA tem garantido um viés positivo dos mercados, mas a lenta aplicação de vacinas no mundo e os crescentes casos de Covid-19 no Brasil e na Índia ainda preocupam.

Na cena doméstica, as atenções estão voltadas para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Na véspera, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu o ato de criação da CPI. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira se mantém a determinação do ministro Luís Roberto Barroso que determinou ao Senado a instalação da CPI.

Os investidores seguem de olho também no noticiário sobre o orçamento de 2021 e os riscos de rompimentos do teto de gastos e agravamento das contas públicas.

"Malabarismos fiscais vêm sendo aventados para acomodar emendas parlamentares e gastos emergenciais de combate aos efeitos da pandemia. Esses expedientes tendem a enfraquecer a efetividade das regras fiscais enquanto mecanismos capazes de inibir incertezas", destacou a equipe da LCA Consultores.