Publicado em: 11/08/2025 às 10:55hs
As principais bolsas da China e de Hong Kong encerraram o pregão desta segunda-feira (11) em alta, impulsionadas pelo otimismo em torno de uma possível prorrogação da trégua comercial entre Estados Unidos e China. O movimento ocorreu apesar de novos dados econômicos apontarem para pressões deflacionárias persistentes na segunda maior economia do mundo.
Em Xangai, o índice SSEC subiu 0,34%, fechando a 3.647 pontos – o maior patamar desde 16 de dezembro de 2021. Já o CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,43%, para 4.122 pontos.
O desempenho positivo foi liderado pelo setor de bebidas, que disparou 2,5%, e pelas ações ligadas à inteligência artificial, que registraram alta de 1,8%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,19%, encerrando o dia aos 24.906 pontos, em meio à expectativa de que o prazo de 12 de agosto para a trégua comercial seja novamente prorrogado, após negociações anteriores realizadas em Estocolmo.
Apesar da alta nas bolsas, o sentimento no mercado ainda é cauteloso. Dados divulgados no fim de semana mostraram que os preços de fábrica caíram mais do que o esperado, reforçando os sinais de que a economia chinesa enfrenta dificuldades para superar as pressões deflacionárias.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias