Mercado Financeiro

Bancos terão que incorporar riscos de mudanças climáticas a partir de 2022

O Banco Central anunciou novas regras que obrigam os bancos a incorporar risco s relacionados a mudanças climáticas a seus testes de estresse a partir de julho de 2022


Publicado em: 17/09/2021 às 17:00hs

Bancos terão que incorporar riscos de mudanças climáticas a partir de 2022

O diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso , disse que a nova religião visa evitar que esses risco s podem gerar instabilidade financeira .

A autarquia também tornou obrigatório às instituições, as informações divulgadas ao clima como parte de seus relatórios financeiros , o que está em linha com recomendação da força tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira do G20 que trata do tema (TCFD na sigla em inglês).

Com essas mudanças, o BC se junta a outros reguladores financeiros do mundo na exigência de ações relacionadas ao clima por parte das instituições.

"Ao fortalecer as regras associadas às questões sociais, ambientais e climáticos , impacto, positivo ou negativo, é cada vez mais relevante para a solvência das instituições, o BC reafirmar seu papel de garantidor do equilíbrio, da confiança e da solidez do SFN ( sistema financeiro nacional) ", disse o BC em nota.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias