Publicado em: 13/09/2019 às 11:00hs
A bolsa paulista acompanhou a tendência global positiva nesta quinta-feira e seu principal índice superou os 104 mil pontos, nível que não alcançava desde julho, refletindo a leitura de alívio momentâneo na disputa comercial entre EUA e China.
O Ibovespa subiu 0,89%, a 104.370,91 pontos. O volume financeiro da sessão somou 16,7 bilhões de reais.
A aposta num entendimento entre EUA e China cresceu após os dois lados fazerem concessões antes de negociações na próxima semana, com o presidente dos EUA, Donald Trump, adiando por duas semanas um aumento nas tarifas sobre produtos chineses, após a China isentar alguns medicamentos e outros produtos dos EUA de cobranças de tarifas.
No entanto, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, moderou o otimismo, dizendo à CNBC que Trump está preparado para manter ou até aumentar tarifas sobre as importações chinesas.
Em Wall Street, o S&P 500 avançou 0,29%, chegando perto de sua máxima histórica.
Na Europa, o BCE reduziu sua taxa de depósito para um recorde de -0,5%, ante -0,4%, e anunciou que reiniciará as compras de títulos a um ritmo de 20 bilhões de euros por mês a partir de novembro, entre outras medidas.
Segundo Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimento, as notícias trouxeram alívio aos mercados, apoiando a procura por ativos de risco, infleunciando a bolsa paulista.
DESTAQUES
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias