Mercado Financeiro

Agronegócio ainda tem espaço para investimento

Nos últimos anos, muitas revendas buscaram parceiros


Publicado em: 13/04/2021 às 17:40hs

Agronegócio ainda tem espaço para investimento

Muita coisa está mudando no agronegócio, em questão financeira, tanto que Daniel Freire, especialista em crédito do agronegócio, afirmou que o mercado apresente muito espaço de crescimento nesses temas de investimento. De acordo com ele, diante dessa iminência de mudança cultural nos empreendedores das revendas, os mesmos passam a fazer investimentos e resultados passam a ser percebidos, em alguns casos, no curto espaço de tempo.  

“Com a evolução dos temas, principalmente com viés financeiro, a área de crédito passa a ter um compromisso ainda maior, principalmente desafiada a buscar alternativas na mitigação dos riscos, visando atuar com documentos que possuam maior liquidez, fazendo com que diversas oportunidades apareçam. Temas como Barter, CRA, FIDC entre outros, começam a ganhar um espaço fundamental nas revendas e “se misturam” com temas relevantes como compra e venda de produtos e grãos, por exemplo”, afirma. 

Nos últimos anos, muitas revendas buscaram parceiros, tanto via o seu fornecedor de insumos como através de empresas já estabilizadas e organizadas no mercado agro e que a tempos estão atuando nessa governança. “Assuntos como sistema de ERP adequado ao mercado, uma contabilidade profissionalizada, a ideia de ter um balanço auditado, assegurando uma transparência e segurança maior nos dados e um departamento de crédito independente com ações a analises individuais. Esses pontos e temas, passaram a ser pautas das mais diversas reuniões das revendas. Reuniões essas que antes eram pautadas somente nos processos de compra e venda”, completa. 

“Diante dessa iminência de mudança cultural nos empreendedores das revendas, os mesmos passam a fazer investimentos e resultados passam a ser percebidos, em alguns casos, no curto espaço de tempo”, conclui. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias