Publicado em: 20/12/2023 às 11:05hs
As ações blue-chips da China atingiram uma mínima de quase quatro anos nesta quarta-feira, já que os investidores estão gradualmente perdendo as esperanças com medidas de estímulo e não estão dispostos a comprar na queda.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 1,1%, atingindo seu nível de fechamento mais baixo desde fevereiro de 2019, enquanto o índice de Xangai teve recuo de 1,03%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,66%.
A China manteve as taxas de empréstimo de referência na fixação mensal, em linha com as expectativas do mercado, depois que o banco central deixou inalterada sua taxa de juros de médio prazo na semana passada.
Analistas disseram que o sentimento dos investidores está sombrio depois que a Conferência Central de Trabalho Econômico da semana passada não ofereceu grandes estímulos para impulsionar a recuperação.
Uma pesquisa do BofA Asia, divulgada nesta quarta-feira, mostrou que mais de 60% dos investidores preferem manter uma abordagem de esperar e observar ou procurar oportunidades em outros lugares do que se expor às ações da China.
"O interesse dos investidores por ativos de risco na China está chocantemente baixo", disse a pesquisa.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias