Internacional

Williams, do Fed, diz que tarifas comerciais aumentam inflação nos EUA e pesam sobre crescimento

As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos chineses na intensificação da guerra comercial entre os dois países vão aumentar a inflação nos Estados Unidos e podem prejudicar o crescimento econômico


Publicado em: 14/05/2019 às 10:40hs

Williams, do Fed, diz que tarifas comerciais aumentam inflação nos EUA e pesam sobre crescimento

As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos chineses na intensificação da guerra comercial entre os dois países vão aumentar a inflação nos Estados Unidos e podem prejudicar o crescimento econômico, disse nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.

A economia dos EUA está agora em “uma posição muito boa”, com baixo desemprego e recuperação da confiança dos empresários e consumidores, disse Williams.

“Quando vejo os dados do primeiro trimestre, há mensagens mistas lá, mas ... em termos de vendas no varejo, gastos do consumidor e outros indicadores econômicos e importante crescimento do emprego, a economia se recuperou de forma bastante sólida depois de uma pequena lentidão no final do ano passado e no início deste ano”, disse ele à Bloomberg TV.

As tarifas dos EUA já impostas sobre os produtos chineses aumentaram ligeiramente os preços e desaceleraram o crescimento, disse Williams, que é vice-chairman do comitê de política monetária do banco central norte-americano.

“À medida que as tarifas aumentarem, supondo que isso aconteça, os efeitos serão maiores, aumentando a inflação no próximo ano e provavelmente causando efeitos negativos no crescimento”, disse Williams após um evento em Zurique.

“Nós provavelmente poderíamos ter 0,1 ou 0,2 pontos a mais sobre a taxa de inflação ao longo do próximo ano com base no que já foi anunciado. Se houver mais intensificação em termos de tarifas, esses efeitos se tornarão ainda maiores.”

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias