Internacional

PROJEÇÃO: Para Moody's, volta do grau de investimento para o Brasil vai demorar alguns anos

Apesar da melhora no ambiente econômico, a recuperação do grau de investimento pelo Brasil ainda vai levar alguns anos, afirmou Samar Maziad, vice-presidente e analista sênior da Moody's, nesta terça-feira (24/09)


Publicado em: 27/09/2019 às 19:20hs

PROJEÇÃO: Para Moody's, volta do grau de investimento para o Brasil vai demorar alguns anos

Segundo ela, a aprovação da reforma da Previdência é importante para a manutenção do status atual, e não um gatilho para uma melhora no rating.

Reformas - O aumento da nota, ressaltou Samar, depende do avanço da agenda de reformas, da recuperação do crescimento econômico e da melhora na situação fiscal. “A aprovação da reforma da Previdência não é um gatilho para [elevar] o rating. O cenário-base para manter o rating atual é ter sustentabilidade fiscal”, disse a jornalistas durante evento promovido pela Moody’s. A nota soberana do Brasil na agência de classificação de risco é Ba2.

Situação fiscal - Samar afirmou também que a redução da taxa de juros pelo Banco Central reflete a perspectiva de uma melhor situação fiscal com a reforma da Previdência. Para ela, os juros mais baixos terão impacto na demanda e nos investimentos, mas ainda não há perspectiva de um crescimento econômico forte. A Moody’s prevê um aumento de 0,9% no PIB em 2019 e em torno de 2% em 2020.

Fator positivo - Segundo a executiva, um fator positivo para o Brasil é que o nível de incerteza política diminuiu. Comentários polêmicos do presidente Jair Bolsonaro até podem afetar o sentimento dos investidores de alguma forma, disse ela, mas não mudam o fato de que o foco está nas reformas e no aumento da competitividade da economia.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias
/* */ --