Internacional

Plano de prevenção de câncer da UE ameaça carnes

A revisão também teria como objetivo evitar a inclusão de álcool em programas promocionais


Publicado em: 08/02/2021 às 12:40hs

Plano de prevenção de câncer da UE ameaça carnes

A crise da COVID pode ter roubado os holofotes nos últimos meses, mas o plano da União Europeia para combater o câncer continua sendo uma das principais prioridades da gestão de Ursula von der Leyen no comando do Executivo. De acordo com informações publicadas pelo portal de políticas europeias, Eurtoactiv, o plano de câncer da UE poderia ter uma abordagem holística, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, semelhante à política alimentar da UE, a estratégia da produção agrícola que visa abordar todos os elementos do sistema alimentar. 

Segundo informações publicadas, o plano teria um papel transcendental reservado ao setor agroalimentar sob a hipótese de que o risco de câncer aumenta devido aos efeitos de dietas não saudáveis e da obesidade. 

Segundo o Euroactiv, o projeto de plano, que data de dezembro, propõe rever a política de promoção de produtos agrícolas da UE com vista a “eliminar gradualmente a promoção de alimentos relacionados com riscos de cancro, que incluiriam carnes vermelhas e seus derivados”. A revisão também teria como objetivo evitar a inclusão de álcool em programas promocionais. 

Ao contrário do plano contra o câncer, a estratégia 'Farm to Fork' especifica que, em relação à carne, a revisão deve se concentrar em 'como a UE pode usar o seu programa de defesa para apoiar métodos de produção de gado mais sustentáveis e eficientes em carbono”. O objetivo da política de promoção agroalimentar da UE é aumentar a competitividade e o consumo dos produtos europeus dentro e fora da UE. 

A estratégia visa fazer isso aumentando a consciência dos consumidores sobre as vantagens dos produtos agrícolas da UE e métodos de produção, principalmente através de atividades de divulgação e promoção realizadas por produtores e organizações comerciais. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias