Internacional

PIB dos países do G20 cresce 0,7% no segundo trimestre de 2024, aponta OCDE

Brasil e Arábia Saudita lideram com crescimento de 1,4%, enquanto a Alemanha enfrenta leve retração


Publicado em: 12/09/2024 às 11:15hs

PIB dos países do G20 cresce 0,7% no segundo trimestre de 2024, aponta OCDE

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem o G20 registrou um crescimento de 0,7% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao primeiro trimestre do ano, conforme revela o relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Entre os países que se destacaram nesse período, Brasil e Arábia Saudita apresentaram o maior crescimento, com uma expansão de 1,4% em seus respectivos PIBs. Outros países que também mostraram um desempenho positivo foram China, Japão e Estados Unidos, cada um com uma elevação de 0,7%. O Reino Unido, por sua vez, teve um aumento de 0,6%, enquanto a zona do euro cresceu de forma mais modesta, com um avanço de 0,2%. A Alemanha foi o único país do bloco a apresentar uma leve retração, de 0,1% no período.

No comunicado da OCDE, a entidade destacou a contribuição significativa de China, Índia e Estados Unidos para o desempenho econômico do G20. No entanto, Brasil e Arábia Saudita se sobressaíram com as maiores taxas de crescimento trimestral, ambos com 1,4%. No caso da China e Índia, foi observado um ritmo mais lento de crescimento em comparação ao trimestre anterior, com a China passando de 1,5% para 0,7% e a Índia, de 1,7% para 1,3%. O Japão, por outro lado, mostrou uma recuperação notável, saindo de uma contração de 0,6% no primeiro trimestre para uma expansão de 0,7% no segundo. Já os Estados Unidos tiveram um crescimento mais moderado, passando de 0,4% para 0,7%.

Em uma análise anual, o crescimento do PIB dos países do G20 atingiu 3,1%. Nesse contexto, Índia e China continuaram a se destacar com taxas de crescimento de 6,8% e 4,7%, respectivamente. O PIB dos Estados Unidos também subiu 3,1%, enquanto o Reino Unido registrou um avanço de 0,9%. O Japão, por outro lado, sofreu uma queda de 0,9%, a Alemanha manteve-se estável, e a zona do euro cresceu 0,6%. No Brasil, o PIB teve um aumento anual de 2,8%.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias