Publicado em: 28/08/2025 às 10:30hs
O Produto Interno Bruto (PIB) dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avançou 0,4% no segundo trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, de acordo com relatório trimestral divulgado nesta sexta-feira. No primeiro trimestre, o crescimento havia sido de 0,2%.
Os Estados Unidos foram o principal motor do crescimento da OCDE, com o PIB registrando alta de 0,7% no 2º trimestre, após uma contração de 0,1% no trimestre anterior. A recuperação foi impulsionada principalmente por uma queda acentuada de 10,3% nas importações de bens, depois de um aumento de 11% no primeiro trimestre, influenciado por alterações nas tarifas comerciais.
No Reino Unido, o crescimento desacelerou de 0,7% para 0,3%, devido a uma retração de 1,1% nos investimentos, após avanço de 2,0% no trimestre anterior.
Já a Alemanha registrou queda de 0,3% no PIB, revertendo o crescimento de 0,3% do primeiro trimestre. O recuo foi atribuído principalmente à redução nas exportações de bens, que caíram 0,6%, depois de alta de 3% no período anterior.
Entre os 23 países com dados disponíveis, 13 apresentaram expansão mais elevada em relação ao trimestre anterior. Na zona do euro, o PIB avançou 0,1%, enquanto no Japão, o crescimento foi de 0,3%, mostrando um panorama global misto para o bloco.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias