Publicado em: 06/11/2013 às 19:30hs
Ele prevê que nos próximos 15 anos o mundo investira US$ 1 bilhão por dia em transporte sobre trilhos. "É um desafio enorme que no Brasil ainda é incipiente e temos um vasto território a ser explorado. Eventos desse porte permitem que se discuta todo esse mundo de possibilidades. Temos que trazer essa cultura ferroviária para o país e aqui é o grande momento de você encontrar o que é melhor, mais moderno e mais adequado para as demandas atuais”.
E a 16ª edição ainda traz uma novidade: são 120 rodadas de negócios com as concessionárias de carga e passageiros, através das empresas associadas da ANTF, no caso de cargas, e da ANPTrilhos, para passageiros. "Isso vai permitir que a indústria mostre as inovações tecnológicas, fomente o encontro entre os empresários do setor dentro de um âmbito de negócios”, explica Vicente Abate, presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.
A abertura da NT Expo contou com a presença de ilustres autoridades representativas do setor metrôferroviário brasileiro. Durante o desenlace da fita de abertura da NT Expo 2013, Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, disse que o evento será um reflexo do que o setor vive atualmente em termos de desenvolvimento contínuo em mobilidade urbana que evoluiu consideravelmente nos últimos cinco anos. "É também um reflexo da boa imagem nacional e da confiança internacional para investir no Brasil”, finalizou.
Para João Gouveia, Diretor de Operações da concessionária Supervia, o contexto atual não poderia ser mais propício, tendo em vista que há três anos os governantes começaram a olhar com mais atenção o segmento trilhos. "Isso faz todo o sentido, porque o modelo de mobilidade atual está esgotado, não funciona mais”. Por isso, ele considera que o NT Expo 2013 se transformou na voz dos trilhos, uma voz uníssona que fornece a oportunidade imperdível para os ferroviários externarem suas opiniões.
Os 10 mil visitantes previstos poderão conferir o que a indústria ferroviária nacional tem a oferecer entre os mais de 200 expositores, entre carros de passageiros, vagões de cargas, locomotivas, materiais de via permanente entre outros tanto pela indústria nacional como pelos estrangeiros. Ao lado dos expositores nacionais, o pool de fornecedores terão como conferir a pujância do setor ferroviário brasileiro e, certamente, serão estimulados a se instalarem aqui. "Com isso o nosso objetivo é transformar a feira em uma das cinco maiores do mundo”, afirma Rodrigo Vilaça, Presidente da ANTF
"O grande resultado dessa feira será colocar a indústria nacional e estrangeira em contato com os clientes, as operadoras e a cadeira produtiva brasileira, aponta Luiz Ferrari, vice-presidente do Simefre - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários”. Para ele, a troca de informações homogeneizadas proporcionará o entendimento das necessidades do setor metroferroviário brasileiro, fornecendo subsídios para que a cadeia produtiva possa planejar seus próprios investimentos internos e, assim, tornarem-se mais competitivos.
Com a característica peculiar de organizar debates essenciais ao setor e feira em um mesmo ambiente, o evento atrai profissionais interessados tanto na operação de transporte sobre trilhos como fornecedores de produtos e suas soluções tecnológicas. "Aqui também se reúne tanto o segmento de carga quanto o de passageiros do transporte sobre trilhos, com um amplo espectro de assuntos que envolvem desde a qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema de transporte público quanto o aumento da participação do modal na matriz de transportes”, pontua José Geraldo Baião, Presidente da AEMESP.
"Estamos felizes porque fechamos o evento com 210 expositores, ante os 180 do ano passado e conseguimos asseguras o patrocínio para quatro feiras”, comentou Renan Joel, gerente da NT Expo.
Sobre a NT Expo - Feira Negócios nos Trilhos (NT 2013) – que na edição 2013 terá como eventos paralelos a Rail Brazil Tech & Summit, Rodadas de Negócios, Fórum UIC South América e NT SNCF Auditorium - faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil. A 16ª Edição está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada, deve receber cerca de 9.500 visitantes e 200 expositores de 20 países.
Fonte: NT Expo - 16ª feira Negócios nos Trilhos
◄ Leia outras notícias