Internacional

NEGOCIAÇÃO: Impasse político trava acordo entre Brasil e UE

Durante as duas décadas em que Mercosul e União Europeia mantêm sobre a mesa a proposta de negociação de um acordo de facilitação de comércio, os impedimentos têm sido diversos


Publicado em: 16/07/2014 às 10:00hs

NEGOCIAÇÃO: Impasse político trava acordo entre Brasil e UE

Desde a resistência europeia à entrada de produtos básicos brasileiros ate as dificuldades nacionais de abrir espaço para bens manufaturados europeus. Hoje, o impasse é político.

Resistência - Pressionada por setores da economia para ampliar a parceria com a UE em relação ao Mercosul, a presidente Dilma Rousseff considera que são os europeus que resistem ao movimento, de acordo com auxiliares da Presidência. A avaliação é que as dificuldades brasileiras recrudesceram em maio, com a vitória de partidos conservadores na renovação do Parlamento Europeu, que imprimiram características mais protecionistas às nações do bloco.

Reserva de mercado- Por outro lado, os europeus se ressentem de medidas adotadas pelo Brasil, em especial a reserva de mercado para automóveis fabricados internamente. A UE questiona, na Organização Mundial do Comércio (OMC), a política industrial do governo Dilma que, entre outras medidas, impôs uma sobretaxa de 30 pontos porcentuais para carros produzidos fora do Mercosul.

Novo fôlego- A equipe da petista reconhece que hoje a retomada de alianças com a UE é mais estratégica para dar novo fôlego à sua gestão do que as relações com os países do Mercosul. Não só para criar novas perspectivas de estímulo para economia, melhorar índices econômicos e agradar empresários, mas também por questões eleitorais.

Crise da Argentina- Apesar do esforço brasileiro, as negociações com a UE naufragaram antes, diante da crise da Argentina. Vem daí o apelo de empresários para revisar as regras do Mercosul para dar ao Brasil mais liberdade de acordos comerciais sem os vizinhos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

◄ Leia outras notícias