Internacional

Ministro do Desenvolvimento visita EUA e quer ampliar comércio entre os países

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, realiza hoje e amanhã a primeira visita aos Estados Unidos de um ministro do segundo governo da presidente Dilma Rousseff, em mais um passo da lenta reaproximação entre os dois países.


Publicado em: 11/02/2015 às 19:00hs

Ministro do Desenvolvimento visita EUA e quer ampliar comércio entre os países

Com o objetivo de ampliar o comércio entre Brasil e EUA, Monteiro vai se encontrar hoje com a secretária americana de Comércio, Penny Pritzker, e amanhã com o Representante Comercial da Casa Branca (USTR, na sigla em inglês), o embaixador Michael Froman.

Em sua passagem pelos EUA, Monteiro também vai se reunir hoje com Caroline Atkinson, assessora de relações econômicas internacionais do Conselho Nacional de Segurança. Amanhã, o ministro participa de almoço com o conselho da Câmara Americana de Comércio.

Os empresários dos dois países têm reiterado o interesse em intensificar o relacionamento comercial entre Brasil e EUA. Depois de relutarem por muito tempo em relação a qualquer abertura de mercado com os Estados Unidos, representantes da indústria brasileira passaram a defender em 2013 um acordo de livre comércio com o país.

Segundo nota do Ministério do Desenvolvimento, Brasil e Estados Unidos "discutem atualmente questões relacionadas à facilitação de comércio e convergência regulatória que poderão, brevemente, representar avanços para o fluxo comercial".

As relações entre Brasil e EUA ficaram estremecidas depois das denúncias de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) havia espionado a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras. O episódio levou a presidente a adiar uma visita de Estado a Washington, marcada para outubro de 2013. Depois de vários meses, o relacionamento voltou a melhorar, culminando com as duas visitas recentes do vice-presidente americano, Joe Biden, ao Brasil.

Nas duas oportunidades, ele se encontrou com Dilma, uma em junho do ano passado, durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, e outra no dia em 1º de janeiro, durante a solenidade de posse da presidente. Biden renovou o convite para que Dilma faça uma visita de Estado aos EUA neste ano, o que pode ocorrer no terceiro trimestre. A viagem de Armando Monteiro é mais uma etapa desse processo de reaproximação.

Fonte: Canal do Produtor

◄ Leia outras notícias
/* */ --