Publicado em: 18/11/2025 às 10:00hs
A Indonésia planeja investir 371 trilhões de rupias (US$22 bilhões) em projetos de processamento agrícola de diversas commodities, com o objetivo de criar oito milhões de empregos, anunciou o ministro da Agricultura, Amran Sulaiman.
O desenvolvimento do processamento doméstico é uma das prioridades do presidente Prabowo Subianto, dentro do esforço para atingir um crescimento econômico de 8% no país.
Segundo o ministro, o investimento será direcionado a diversos setores: agricultura, alimentação, pecuária, horticultura e plantação. Uma parte significativa dos recursos será destinada a commodities estratégicas, como cana-de-açúcar, cacau e castanha de caju.
“O processamento de commodities agrícolas tem um impacto muito maior na geração de empregos. Queremos acelerar esse desenvolvimento”, afirmou o ministro do Investimento, Rosan Roslani, após reunião com Amran Sulaiman.
Além do foco em processamento agrícola, o governo indonésio também planeja investir 20 trilhões de rupias para ampliar a produção de frangos e ovos, garantindo o fornecimento para o programa de refeições gratuitas lançado em janeiro.
O programa, uma das principais promessas de campanha de Prabowo Subianto, deve atender aproximadamente 70 milhões de beneficiários até o final deste ano.
“Forneceremos, para que não haja escassez de ovos e frango no futuro. Estamos nos preparando para isso agora”, destacou o ministro Amran.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias