Publicado em: 26/07/2019 às 19:40hs
O governo dos Estados Unidos pagará aos agricultores do país valores de 15 dólares a 150 dólares por acre a partir de meados e fim de agosto, como parte de um pacote de ajuda de 16 bilhões de dólares para compensar os afetados pela guerra comercial com a China, disseram nesta quinta-feira autoridades do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA).
Esta será a segunda rodada de assistência agrícola nos EUA, depois de um plano de 12 bilhões de dólares do presidente Donald Trump no ano passado, com o objetivo de compensar pelos baixos preços de produtos agrícolas e pelas vendas perdidas devido às disputas comerciais com a China e com outras nações.
Membros do Partido Democrata criticaram a medida, afirmando que os agricultores necessitam de um comércio justo em vez de um “resgate”, mas o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, argumentou que os agricultores norte-americanos foram atingidos desproporcionalmente pela guerra comercial, e que a nova rodada de auxílio é justificada.
“O presidente Trump possui grande afeto pelos agricultores e fazendeiros norte-americanos, e isso está muito evidente nesse programa”, disse Perdue. “Ele sabe que eles estão batalhando, que estão na linha de frente da batalha.”
Embora os grupos agrícolas e industriais tenham celebrado o movimento de ajuda nesta quinta-feira, eles continuam a pedir para que o governo Trump encerre as guerras comerciais e promova acordos com importantes mercados de exportação.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias