Publicado em: 02/06/2014 às 10:50hs
Segundo informou o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29/05), o Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 1%, na comparação com o mesmo período de 2013 — no primeiro trimestre de 2011 a queda foi de 1,3%.
Pressão - A alta maior que a esperada nas importações e a desaceleração nos estoques pressionaram a queda do PIB. A previsão dos economistas do governo era de queda de 0,1%, por causa do rigoroso inverno, que arrebatou os EUA no início deste ano. Segundo o Departamento do Comércio, o lucro das empresas com sede nos EUA também caiu no período, alcançando US$ 1,880 trilhão, ante lucro de US$ 1,905 trilhão no quarto trimestre.
Trimestre - "A boa notícia é que o primeiro trimestre terminou. Foi uma tarefa difícil para a economia americana passar por ele", disse Ryan Sweet, economista sênior da Moody Analytics Inc.. "A contração [da atividade econômica], provocada principalmente por menores gastos na construção e por uma queda nos estoques, não é preocupante. O próximo semestre deve ter uma performance melhor", disse Sweet.
Otimismo - O otimismo também permeia a média de previsões de cerca de 70 economistas consultados pela Bloomberg sobre a economia americana. Segundo eles, o PIB do segundo trimestre deve se expandir 3,5%. A próxima leitura do PIB americano será divulgada no dia 25 de junho.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias