Publicado em: 18/11/2025 às 13:30hs
As empresas da Europa estão se preparando para enfrentar um impacto mais significativo em 2026 devido às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e às tensões comerciais, segundo levantamento da BusinessEurope. Em 2025, os efeitos foram parcialmente contidos graças a estratégias de antecipação de exportações, conhecidas como “front-loading”.
De acordo com a pesquisa, as tensões comerciais reduziram o PIB europeu de 2025 em cerca de 0,03 ponto percentual. No entanto, a expectativa é que o efeito negativo aumente para 0,5 a 0,6 ponto percentual em 2026, com a zona do euro sendo a mais afetada.
O estudo ainda projeta que, entre 2025 e 2027, o impacto das tarifas e da incerteza sobre o crescimento da região pode atingir aproximadamente 0,7 ponto percentual.
A pesquisa contou com a participação de 36 federações empresariais nacionais de países da União Europeia, além de representantes do Reino Unido, Suíça, Turquia e Ucrânia. O levantamento avaliou a percepção das empresas sobre os efeitos das tarifas e a falta de previsibilidade no comércio internacional.
Apesar da redução da incerteza política após o acordo comercial firmado entre a UE e os EUA em julho, as empresas europeias continuam alertas quanto à falta de previsibilidade futura.
Segundo o grupo, os riscos de médio prazo ao crescimento europeu incluem efeitos econômicos retardados e possíveis futuras tarifas norte-americanas, que ainda geram dúvidas sobre o cenário econômico da região.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias