Internacional

Desaceleração não afetou commodities agrícolas na China

A desaceleração econômica na China em 2014 afetou commodities industriais como minério de ferro e cobre, que tiveram queda de preço, mas não as agrícolas


Publicado em: 20/03/2014 às 10:40hs

Desaceleração não afetou commodities agrícolas na China

A desaceleração econômica na China em 2014 afetou commodities industriais como minério de ferro e cobre, que tiveram queda de preço, mas não as agrícolas, que continuaram sustentadas pela demanda aquecida da população por alimentos.

O cobre caiu 12% neste ano, enquanto o Petróleo tipo Brent recuou 4%. Enquanto isso, o óleo de palma, usado na fabricação de óleo comestível e outros produtos, acumula 3% neste ano. A Soja avançou quase 10% e o trigo subiu 11%. Há outros fatores a explicar essa alta, como o clima seco no Brasil e no Sudeste Asiático e as tensões políticas na Ucrânia, mas a crescente classe média na China, a demanda por alimentos de melhor qualidade e a tendência de urbanização no país ajudam a manter os preços agrícolas em terreno firme.

As commodities industriais podem até se recuperar, por causa dessa tendência de urbanização. No momento, porém, o país parece mais inclinado a se afastar dos investimentos e incentivar o consumo. Para alguns economistas, o boom das commodities recente acabou prejudicando o desenvolvimento industrial do país.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias