Publicado em: 02/09/2013 às 17:40hs
A desvalorização do câmbio resultou em elevação de 2% na rentabilidade das exportações em julho, na comparação com o mês anterior, de acordo com cálculo da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). A cotação nominal do dólar alcançou R$ 2,25 na média diária de julho, com alta de 3,2% em relação ao mês anterior.
Compensação - Rodrigo Branco, economista da fundação, diz que de junho para julho a desvalorização do real compensou a elevação de custos e a queda média de 1,1% nos preços de exportação. Na comparação com julho do ano passado, houve ganho de margem de 1,3% na exportação. No acumulado do ano, porém, há perda de 0,8%. Em 12 meses a queda é de 0,3%.
Acumulado do ano - Caso o câmbio mantenha a tendência de real mais desvalorizado, diz Branco, o ganho de rentabilidade das exportações, que por enquanto está somente na margem, deve começar a aparecer nos números do acumulado do ano.
Maiores altas - Em julho, na comparação com o mês anterior, 22 dos 29 setores acompanhados pela Funcex registraram alta na margem de exportação. Dentre as maiores altas, ficaram os equipamentos de informática (20,9%), máquinas e equipamentos (4,7%), metalurgia (4,5%) e celulose e papel (4,3%). No acumulado do ano, porém, dos 29 setores, apenas 13 apresentam alta de rentabilidade.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias