Publicado em: 06/03/2014 às 17:40hs
Segundo a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE), a economia da região cresceu 0,3% no período, frente a um avanço de 0,1% no terceiro trimestre. O resultado foi puxado pelo aumento de 1,2% nas exportações e pela expansão de 1,1% nos investimentos.
O setor de serviços da região cresceu acima do previsto em fevereiro. Segundo dados da Markit Economics, firma de informações econômicas, o índice de compras de gerentes - que reflete o sentimento das empresas - avançou para 53,3 pontos em fevereiro, maior nível em 32 meses e superior à leitura preliminar de 52,7 pontos. Em janeiro, o índice foi de 52,9 pontos. Qualquer valor acima de 50 pontos indica crescimento.
A melhora do cenário econômico alivia a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) para aumentar os estímulos quando os gestores da política monetária do banco se reunirem hoje. O BCE deve mostrar como quer combater as pressões desinflacionárias que podem ameaçar a recuperação. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia da zona do euro cresceu 0,5% no quarto trimestre, voltando a registrar crescimento anual pela primeira vez em dois anos.
A Alemanha, maior economia europeia, cresceu 0,4% no quarto trimestre, frente ao terceiro. A França avançou 0,3%, após ficar estável no terceiro trimestre.
Fonte: O Globo
◄ Leia outras notícias