Publicado em: 01/12/2020 às 11:00hs
Apenas 30 dias antes de o Reino Unido deixar a órbita da UE após um período de transição depois que formalmente saiu do bloco, os dois lados estão tentando chegar a um acordo comercial para evitar uma ruptura que pode afetar quase 1 trilhão de dólares em comércio anual.
Com cada lado solicitando ao outro que ceda, uma autoridade francesa disse que o Reino Unido deve esclarecer suas posições e "realmente negociar", e anunciar que a UE não aceitaia um "acordo abaixo do padrão".
Michael Gove, chanceler do Ducado de Lancaster, o ministro que supervisa as consequências do Brexit para Londres, disse que um acordo está próximo, mas, para alcançá-lo, a UE terá que cumprir com suas responsabilidades.
Questionado se um cenário "sem acordo" estava mais próximo do que qualquer um poderia admitir, ele disse à ITV: "Certamente há uma chance de não conseguirmos um resultado negociado."
"É por isso que é importante que as empresas se preparem para todas as eventualidades, mas eu quero muito um acordo e acredito que podemos conseguiri-lo", disse Gove.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias